Abastecimento de água em PE volta ao normal nesta terça

O abastecimento de água começará a ser normalizado em três cidades de Pernambuco a partir das 20h desta terça-feira, quando devem ser concluídos os trabalhos de reparo em uma adutora da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Segundo a empresa, cerca de 1 milhão de moradores de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes estão sem água. O serviço será restabelecido gradativamente e alguns bairros podem receber água apenas na quinta-feira.

A adutora, localizada no Sítio Pica Pau Amarelo, na BR-408, na entrada do município de São Lourenço da Mata, rompeu na sexta-feira e, no dia seguinte, o Sistema Integrado Tapacurá/Duas Unas teve de ser paralisado em caráter emergencial. Seis dos 27 metros de extensão da adutora sofreram danos. A adutora responde por 60% do abastecimento do Recife, 100% da cidade de Camaragibe e 26% de Jaboatão dos Guararapes.

A adutora sai da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, e segue até a Estação de Tratamento de Água Castelo Branco, no Curado. A adutora transporta 2.800 litros de água por segundo.