87% dos petistas apóiam reformas

São Paulo – Pesquisa encomendada pelo diretório nacional do PT revela que a grande maioria dos filiados do partido apóia as propostas de reformas em discussão no Congresso Nacional. Dependendo dos pontos das propostas, no entanto, os filiados concordam, com ressalvas. Segundo a pesquisa feita pelo Ibope, entre os dias 7 e 26 de junho, 87% dos filiados são favoráveis à reforma da Previdência e 86% à reforma tributária. O índice de concordância, no entanto, cai significativamente dependendo de pontos da proposta.

A taxação dos servidores públicos aposentados (inativos) que ganham a partir de R$ 1.058, por exemplo, tem o apoio de 59% dos filiados, que concordam totalmente ou em parte, 34% responderam que discordam em parte ou totalmente e 7% não opinaram. O item que divide mais a opinião dos filiados do PT, no entanto, é um regime de previdência social exclusivo para os servidores: 45% responderam que discordam totalmente ou em parte e 46% que discordam totalmente ou em parte. O regime único de previdência social para servidores públicos e da iniciativa privada recebeu o apoio de 77% dos filiados.

Os resultados divulgados ontem pelo presidente do PT, José Genoino, não traziam a divisão dos números entre os que concordam totalmente e os que concordam em parte, e entre os que discordam em parte e discordam totalmente do item. Autorizado por Genoino, o Ibope divulgou mais tarde os números separadamente. Dos 59% que concordam com a taxação dos inativos, por exemplo, 41% disseram que concordam totalmente com o texto da proposta e 18% que concordam em parte. Dos 34% que discordam, 8% afirmaram que discordam em parte e 26% que discordam totalmente. Somados os que discordam com os que concordam apenas em parte o índide é de 52%, superior ao dos que concordam totalmente.

Na reforma tributária, a manutenção da CPMF é o único ponto que não tem o apoio da maioria dos filiados. De acordo com a pesquisa, 50% dos filiados discordam da proposta, sendo que 42% discordam totalmente. Entre os que concordam, 22% afirmam que concordam totalmente e 19% que concordam em parte. Sobre a cobrança de ICMS nos estados que compram o produto ou o serviço (destino), 59% afirmam que concordam (37% totalmente e 22% em parte) e 26% discordam (6% em parte e 20% totalmente).

A pesquisa revela ainda que a Reforma Agrária é considerada a mais importante pelos filiados depois da reforma da Previdência e da tributária: 38% dos filiados citaram a Reforma Agrária como a próxima a ser discutida pelo governo, ficando à frente da trabalhista (24%), do judiciário (20%) e da reforma política (11%). Pela agenda do governo, a próxima reforma a ser encaminhada é a trabalhista.

O Ibope ouviu 1.000 filiados em todo o Brasil, escolhidos por sorteio sobre o cadastro de cerca de 300 mil filiados. Segundo Genoino, a pesquisa retrata a agenda do partido para esta nova fase que o PT vive, de ser governo.

Voltar ao topo