70% do acervo de Oiticica pode ser recuperado

Representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da família do artista plástico Hélio Oiticica estimam que 70% do acervo do artista poderá ser restaurado e recuperado. Há duas semanas, um incêndio atingiu a casa onde as obras estavam guardadas, no bairro Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Elas haviam sido atingidas pela água usada para apagar o incêndio e estão sendo desumidificadas com secadores emprestados por museus de todo o País.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manezy, trabalhos importantes de Oiticica, como “Metaesquemas”, “Bólidos” e “Grupo Frente”, fazem parte do grupo de 2.200 obras que puderam ser salvas. Já os “Monocromáticos” e os “Parangolés” atingidos pelo fogo não poderão ser recuperados. No caso deste último, no entanto, a ideia é criar réplicas do trabalho original do artista.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.