A maior parte do etanol exportado pelo Brasil na safra 2008/09, ou 70% do total, seguiu para os Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (14) a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

continua após a publicidade

O total exportado até o final de junho, já incluído o etanol que segue para o mercado americano via Caribe, chegou a 770 milhões de litros, um aumento de 84% sobre os 418 milhões de litros exportados no mesmo período da safra 2007/08.

As exportações totais, incluídos outros países compradores, chegaram a 1,1 bilhão de litros, o que representa alta de 43,8% em relação à safra anterior.

O tamanho da safra 2008/09 em relação à projeção inicial, tanto em termos da quantidade de cana a ser moída quanto do volume de produtos obtidos por tonelada processada, ainda poderá ser revisto pela Unica em função dos resultados ao longo do mês de julho.

continua após a publicidade

Outro fator que pode influenciar o tamanho da safra é o início da produção nas novas unidades instaladas na região Centro-Sul. Até o final de junho, apenas 6 das 32 novas unidades previstas já haviam iniciado suas atividades na safra 2008/09.