10% das cidades têm 73% dos homicídios no Brasil

Quinhentos e cinqüenta e seis municípios, ou 10% das cidades brasileiras, concentram 73,3% dos homicídios no País. A constatação está no Mapa de Violência dos Municípios Brasileiros 2008, publicação da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla) em parceria com o Instituto Sangari e os ministérios da Justiça e Saúde, divulgado nesta terça-feira (29). O mapa abrange os casos de mortalidade causados por homicídios em geral, com foco especial naqueles envolvendo jovens, acidentes de transporte e armas de fogo.

Desde 1999 a dinâmica da violência no Brasil deixou de se concentrar nas grandes capitais e metrópoles, passando para o interior dos Estados. O trabalho divulgado hoje analisa a evolução das taxas de óbitos ocorridos entre 2004 e 2006 nos 5.564 municípios do Brasil. Para o cálculo das taxas de mortalidade, foram utilizadas estimativas disponibilizadas pelo Datasus (banco de dados do Sistema Único de Saúde) e a recontagem de população realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2007. "Nossos dados contribuem para aprofundar o debate sobre o problema, além de reafirmarem a tese de que a violência deixou de ser apenas um problema das grandes cidades e espalhou-se por todos os municípios brasileiros, inclusive os de menor porte", afirma Jorge Werthein, diretor-executivo da Ritla.

Além de analisar óbitos causados por homicídios na população total, por homicídios na população jovem (de 15 a 24 anos), por acidentes de transporte e pelo uso de armas de fogo, o mapa traz também rankings completos onde figuram os 556 municípios com maiores taxas médias de homicídio na população total, os 200 municípios com maior número de homicídios na população total em 2006, os 200 municípios com maior número de homicídios na população jovem em 2006 e a evolução do número de acidentes de transporte por tipo entre 2002/2006, entre outros.

Voltar ao topo