Brasil vence a Coréia e se classifica para as finais do Grand Prix

Manila, Filipinas, 18 (AE) – A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Coréia do Sul por 3 sets a 0 na manhã deste domingo, em Manila, nas Filipinas; manteve a invencibilidade de seis jogos no Grand Prix e garantiu, com três rodadas de antecipação a vaga para as finais da competição a serem disputadas na Itália. Com um ótimo desempenho no saque, a equipe brasileira venceu fácil, com parciais de 25/22, 25/15 e 25/19. Válida pelo Grupo D, a partida que teve apenas 1h07 de duração.

Com o resultado deste domingo, O Brasil manteve-se na liderança do Grand Prix, com 12 pontos em seis jogos. Nas seis vitórias foram 18 sets vencidos e apenas um perdido. Mesmo que perca todos os três jogos da terceira etapa – que será realizada em Jeju, na Coréia do Sul – o Brasil não deixará de

ficar entre os cinco classificados para a fase final. Na terceira fase, além da Coréia do Sul, o Brasil vai enfrentar as seleções de Cuba e Japão.

JOGO – A oposto Elisângela foi a maior pontuadora do jogo, com 13 acertos. Como já era esperado, a partida começou equilibrada. Mas a partir de um ace da levantadora Fernanda Venturini no 14º ponto, o Brasil começou a deslanchar. Abriu dois pontos de vantagem e conseguiu se manter na frente até o final da primeira série.

A partir daí, ficou mais fácil e as brasileiras fecharam o jogo sem problemas. A exemplo do que ocorreu em todos os outros jogos, a oposto Leila foi muito aplaudida pelos torcedores filipinos, que pediam a sua entrada em quadra. Ela entrou no final e marcou o último ponto da partida (25/19) para delírio da torcida.

A levantadora Fernanda Venturini destacou a importância da vitória. “Foi um bom confronto. A Coréia tem um estilo diferente de jogar, por ser um time asiático e veloz. Este resultado foi importante porque jogaremos contra elas novamente nas Olimpíadas e, com este 3 sets a 0, conseguimos impor mais respeito ainda”, disse.

O técnico José Roberto Guimarães gostou do desempenho do time. “É sempre muito difícil enfrentar a Coréia. É um time muito técnico, com variações no ataque e com boa defesa. Foi um bom teste”, avaliou.

Zé Roberto lembrou também que a boa atuação se deu por causa do bom aproveitamento do passe. “O nosso saque entrou bem e facilitou o nosso

sistema defensivo e, conseqüentemente, os contra-ataques. Além disso, somos

uma equipe que depende muito do passe. Esse foi o ponto alto da equipe

contra as coreanas. Quando jogamos com o passe na mão, conseguimos jogar com

velocidade, o que é fundamental para nosso time vencer”, destacou.

Apesar da vaga para as finais garantida, Zé Roberto acha que a equipe ainda precisa evoluir. “Agora, o momento é de pensar em melhorar os contra-ataques e a transição de jogo, da defesa para o ataque, principalmente nas bolas altas pelas extremidades”, observou.

PRÓXIMO FASE – O treinador brasileiro foi cauteloso ao analisar a próxima fase do campeonato. “Pegaremos dois times que estarão em nosso grupo em Atenas (casos de Japão e Coréia). Além disso, teremos pela frente a equipe de Cuba, que está muito forte. Este será um teste importante, pois as cubanas têm grandes chances de ser possíveis adversárias nas quartas-de-final na Grécia”, analisou o treinador.

PREMIAÇÃO – Além de garantir a vaga nas finas, a seleção brasileira teve dois nomes na relação das melhores jogadoras da etapa de Filipinas. Arlene foi eleita a melhor líbero e a meio-de-rede Fabiana, o melhor bloqueio. Arlene já havia conquistado esse prêmio na Copa do Mundo, em novembro passado, no Japão.

Ficha Técnica:

Brasil – Fernanda, Elisângela, Virna, Érika, Valeskinha e Fabiana. Líbero:

Arlene. Entraram: Sassá, Fofão, Leila e Carol. Técnico: José Roberto

Guimarães.

Coréia do Sul – S.N. Kim, J.M. Ku, H.K. Choi, Y.S. Chang, Y.D. Jung e Y.S. Kim. Líbero: J. Y. Nam Entraram: H.M. Kang, M.J. Kim S.Y. Han e S.M. Park.

Técnico: Cheol-Young Kim.

Voltar ao topo