Brasil vai usar uniforme diferente no amistoso contra a França

Brasil e França fazem um amistoso nesta quinta-feira, no Stade de France, em Paris, para comemorar os 100 anos da FIFA e a seleção comandada por Carlos Alberto Parreira usará um novo uniforme, o Centennial, confeccionado pela Nike. A novidade é inspirada na roupa usada em 1914, na primeira partida oficial da Seleção Brasileira, contra a equipe inglesa do Exeter City, no Rio de Janeiro, por ocasião da fundação da CBF. Neste jogo, disputado no dia 21 de julho no estádio das Laranjeiras, a equipe brasileira venceu por 2 x 0. O mesmo uniforme foi usado no primeiro jogo internacional da seleção, contra a Argentina em Buenos Aires, em setembro daquele ano (os brasileiros ganharam dos rivais sul-americanos por 1 a 0).

Para este jogo comemorativo, a FIFA solicitou à CBF que o Brasil se apresentasse com um uniforme histórico. A Nike, como fornecedora oficial da CBF, realizou uma pesquisa detalhada, estudando antigos uniformes da seleção para desenvolver o uniforme adequado para esta partida que celebrará o centenário da entidade.

A camisa é branca, assim como o calção, tem gola pólo, cordões no decote e será usada apenas no primeiro tempo do amistoso (no segundo, o time brasileiro voltará a vestir seu uniforme atual, da linha Total 90). As duas mangas possuem listras azuis, sendo que na manga direita está o selo comemorativo dos 100 anos da FIFA e, na esquerda, o logo da Nike. Do lado esquerdo do peito, encontra-se o logo da extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos), confeccionado em feltro, como nos uniformes antigos. Os números são feitos de tecido e recortados e costurados nas costas.
 
Mesmo com o design idêntico ao da camisa de 90 anos atrás, a Nike desenvolveu o Centennial incorporando os benefícios da tecnologia atual. A camisa que os jogadores usarão no jogo de Paris é produzida em malha especial de algodão com poliéster e tecnologia Dri-FIT. Esta expulsa rapidamente o suor da pele e o espalha na parte exterior do tecido, onde evapora com facilidade.

O uniforme todo branco da Seleção Brasileira foi usado até a Copa de 1950, realizada no Brasil. Na Copa de 1954, na Suíça, o país usou a camisa amarela pela primeira vez e, a partir daí, a fez conhecida no mundo todo como símbolo do futebol brasileiro, o único que venceu cinco campeonatos mundiais. ?Me orgulho de fazer parte desta festa em Paris, na equipe que representa o futebol mais vitorioso dos 100 anos da FIFA, vestindo a primeira camisa da história da Seleção Brasileira?, ressaltou Ronaldo ?Fenômeno?, atacante do Real Madrid.

Voltar ao topo