Brasil vai criar índice oficial de pobreza

O Brasil vai criar o primeiro indicador oficial de pobreza, que será feito por meio de uma metodologia uniformizada com todos os outros países da América Latina e Caribe. O compromisso foi assinado hoje no encerramento do III Encontro de Ministros de Desenvolvimento Social da região. ?Até novembro teremos adotado os novos critérios e já seremos capazes de produzir o novo índice?, afirmou a secretária nacional de Assistência Social, Wanda Engel.

A secretária já tem planos para criar um novo e mais completo indicador para medir pobreza no País. Nos moldes do Índice de Desenvolvimento Humado, o IDH das Nações Unidas, o Brasil quer criar o Índice de Desenvolvimento das Famílias e está cadastrando as 9,3 milhões de famílias brasileiras, que, segundo o Censo 2000, vivem com menos de meio salário mínimo.

O trabalho de cadastramento está sendo feito por todas as 5.561 prefeituras do País. Elas estão procurando as famílias para tentar descobrir como vivem e quais são as principais deficiências dessa população.

Voltar ao topo