Brasil terá mais um ano de baixo crescimento, afirma presidente da CNI

Brasília ? Diante do desempenho da economia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) está revendo para baixo as estimativas para o crescimento da economia e da indústria neste ano. Em setembro, a previsão da CNI para o crescimento do PIB em 2005 era de 3,5%, com expansão de 4,4% na indústria.

Na avaliação do presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, o desempenho da economia no quarto trimestre do ano será um pouco melhor, mas não compensará o efeito da queda acentuada registrada no terceiro trimestre. "Isso significa que o Brasil terá mais um ano de baixo crescimento, o que é lamentável", afirmou Monteiro Neto.

Segundo ele, a queda de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre do ano em relação ao segundo trimestre é resultado da política de juros altos. "O aperto da política monetária foi demasiado", disse.

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda de 1,2% do PIB no terceiro trimestre foi puxada pela retração de 3,4% na agropecuária e de 1,2% na indústria. O setor de serviços ficou estável. No acumulado do ano, a economia brasileira registra uma expansão de 2,6%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.