Brasil terá acordos de cooperação com Benin, Paraguai e países de língua portuguesa

No último dia 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, o Brasil participa da assinatura de diversos acordos de cooperação internacional na área de agricultura e alimentação, com países da África e da América Latina.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) firmam hoje o chamado Programa de Capacitação Regional sobre Regime de Propriedade e Gestão da Terra e Aspectos Legais Associados.

Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil participarão do acordo com a FAO, que pretende realizar trabalhos de capacitação relacionados ao registro de terras, delimitação de propriedades, resolução de conflitos e aspectos jurídicos. Virão da FAO os recursos para o programa, que deverá ter base operacional em Cabo Verde.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República do Benin também firmam hoje um memorando de entendimento que estabelece uma série de cooperações na área do desenvolvimento rural, incluindo formação de pesquisadores, transferência de tecnologia e capacitação de produtores. O acordo, segundo a assessoria do MDA, é resultado da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Benin, em fevereiro de 2006.

Também hoje (10), os governos do Brasil e do Paraguai e a empresa Itaipu Binacional firmam protocolo de intenções para estabelecer parceria no desenvolvimento rural na região da fronteira entre os dois países.

Voltar ao topo