Brasil tem que exportar usinas completas, diz ex-ministro da Agricultura

O ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, defendeu nesta quarta-feira (30) no Rio que o Brasil "tem que caminhar no sentido de vender usinas de álcool completas para o exterior", em vez de exportar apenas o combustível. "Temos que aproveitar que detemos essa tecnologia para vender para o mercado exterior", disse em palestra para um grupo de cerca de 50 pessoas na sede do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) no Rio.

A palestra – com duração de duas horas e meia – enfocou a Agroenergia, tema que o IBP promete destacar dentro de sua estratégia futura, que será não somente ligada ao petróleo, mas também ao biodiesel e etanol. Na platéia estavam presentes, além de técnicos do setor, o vice-presidente da Shell Brasil, John Haney, e o superintendente da Suzano Petroquímica, Armando Guedes.

"O Brasil tem que aproveitar que está com todas as armas na mão para explorar esse setor e dominar a tecnologia e o mercado de álcool no futuro. Para isso precisamos de pesquisas e mão-de-obra. E nisso o setor de petróleo pode contribuir porque tem dinheiro para investir", considerou Rodrigues, lembrando que já existe no setor a preocupação com relação a trabalhadores para operarem as cerca de 70 usinas que deverão ser construídas nos próximos cinco anos no país.

Nas projeções apresentadas nesta quarta-feira no IBP, Rodrigues estimou que o Brasil poderá atingir a uma produção de 40 bilhões de litros em 2017, ante os atuais 17 bilhões de litros. Além disso, é previsível que a produtividade do canavial no país dobre nos próximos 20 anos por conta de novas tecnologias que estão entrando no mercado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.