Brasil suspende importação de carne do Paraguai

O surgimento de um novo foco de febre aftosa no Paraguai levou o Brasil a suspender, temporariamente, as importações de carne desossada e maturada daquele país. Este assunto será discutido hoje à tarde pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e seu colega paraguaio, Dario Baungarten.

Esta é a segunda vez que o Brasil adota o embargo à carne paraguaia. O primeiro foi no ano passado, com a constatação de um foco no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Como naquela época, o Ministério da Agricultura também vai reforçar a vigilância na fronteira brasileira. O foco da doença no gado paraguaio, desta vez no departamento de Boqueron, a 450 quilômetros da fronteira com o Mato Grosso do Sul, foi confirmado ontem pela Embaixada do Paraguai em Brasília.

Desde setembro do ano passado estavam suspensas as compras de animais vivos (bovinos, búfalos, suínos, ovelhas e caprinos), produtos e subprodutos de carne do Paraguai, mas gradativamente o Brasil retomou as importações de alguns itens. Com o surgimento do novo foco de aftosa no país vizinho, o Ministério da Agricultura voltou a suspender também a importação de carne maturada e desossada.

Voltar ao topo