Brasil supera ‘Grupo da Morte’ em primeiro lugar

Fabrice Coffrini/AFP

O Brasil empatou por 0 a 0 com Portugal em um duelo sonolento nesta sexta-feira em Durban, vencendo o “grupo da morte” (G) da Copa na frente dos lusos, que evitaram com esse ponto a ameaça da Costa do Marfim, que venceu a Coreia do Norte por 3 a 0.

O time de Dunga, que havia selado sua classificação para as oitavas de final com as vitórias sobre os norte-coreanos (2-1) e os marfinenses (3-1), agora enfrenta em Johannesburgo na próxima segunda-feira o segundo colocado do grupo H, que será definido nesta sexta-feira às 15H30 (de Brasília) com os confrontos Espanha-Chile e Suíça-Honduras.

Por sua vez, Portugal, que avançou invicto com empates sem gols contra Costa do Marfim e Brasil, e com uma goleada histórica de 7 a 0 sobre os asiáticos, terá pelo caminho o líder do Grupo H, em um jogo que será disputado na próxima terça-feira na Cidade do Cabo.

Ao fim da terceira e última rodada do grupo G, o Brasil somou 7 pontos, dois a mais que os portugueses e três a mais que o time de Didier Drogba, que, assim como na Alemanha, em 2006, foi eliminado na primeira fase, mesmo sendo considerada a seleção com o maior potencial da África.

Em Nelspruit, o time do sueco Sven-Goran Eriksson começou com tudo e tinha a intenção de conseguir uma vitória histórica por muitos gols de diferença para ultrapassar Portugal, com gols de Yaya Tiyrpe (14) e Romaric (20), mas dependia primeiro de uma derrota do time de Cristiano Ronaldo.

Com o passar do tempo não chegaram boas notícias de Durban, fazendo a equipe africana diminuir o ritmo ante uma defesa norte-coreana que queria evitar a volta para casa com mais uma derrota humilhante na bagagem.

Salomon Kalou, companheiro de Drogba no Chelsea, fechou o placar aos 37 do segundo tempo, ao chutar para o gol após um cruzamento da esquerda.

Dois gols a favor dos marfinenses foram anulados: Drogba cabeceou para a rede após cruzamento de Kader Keita (12), mas estava impedido. Aruna Dindane também teve um gol anulado, aos 40 do segundo tempo. De qualquer modo, mesmo com mais esses gols a classificação não seria possível.

Resultados da 3ª rodada do Grupo G e sua classificação final:

— Sexta-feira:

Portugal – Brasil 0 – 0

Coreia do Norte – Costa do Marfim 0 – 3

Gols:

Costa do Marfim: Yaya Touré (14), Romaric (20), Kalou (82)

— Jogos disputados anteriormente:

Costa do Marfim – Portugal 0 – 0

Brasil – Coreia do Norte 2 – 1

Brasil – Costa do Marfim 3 – 1

Portugal – Coreia do Norte 7 – 0

Classificação final Pts J V E D Gp Gc

1. Brasil 7 3 2 1 0 5 2

2. Portugal 5 3 1 2 0 7 0

3. Costa do Marfim 4 3 1 1 1 4 3

4. Coreia do Norte 0 3 0 0 3 1 12