A Seleção Olímpica manteve as chances de classificação para a final do Torneio Internacional do Catar, o primeiro preparatório para as Olimpíadas de 2004. O Brasil bateu de virada a China por 3 a 2, na tarde desta quarta-feira, na última partida da fase classificatória.

Agora a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes torce por uma derrota do Egito contra a República Checa para ficar a vaga do Grupo B na decisão. O Japão, campeão do Grupo A, é um dos finalistas.

O Jogo

O Brasil tocou melhor a bola no primeiro tempo, mas teve dificuldades para chegar perto do gol adversário. A primeira boa chance foi da China: aos 3 minutos, Song arrumou espaço na frente da área, soltou uma bomba e Rubinho se esticou para salvar o Brasil.

Um minuto mais tarde veio o troco da Seleção. A bola foi levantada na área chinesa, Kaká subiu mais que a zaga e mandou de cabeça por cima do gol.

Sem espaço para furar o bloqueio asiático, os brasileiros tentavam jogadas individuais ou lançamentos longos. Aos 7 minutos, Robert recebeu dentro da área e ajeitou de calcanhar para Michel, que errou o alvo.

A China aproveitava para ameaçar nos contra-ataques. Em um deles, aos 18 minutos, Song levantou a bola na área, Rubinho furou e Sheng quase alcançou.

Dois minutos depois, Robert fez boa jogada na frente da área e passou para Marcinho. O atacante tocou para o gol, mas em posição de impedimento.

Visivelmente incomodado com a fraca atuação brasileira, Robert tentava de todas as maneiras balançar a rede. Aos 26, Maicon levantou da direita na área, o atacante cabeceou no cantinho e o goleiro Yang Jun fez boa defesa.

Mas o castigo da Seleção veio aos 35, quando Sheng recebeu dentro da área e bateu cruzado: um golaço, sem chances para o goleiro Rubinho.

O empate veio apenas nos descontos. Aos 46 minutos, Julio Baptista, um dos poucos que se montava em campo, foi premiado. O são-paulino soltou uma bomba na cobrança de falta da intermediária e surpreendeu o goleiro Yang Jun.

Precisando vencer, a Seleção voltou para a etapa final com uma nova dupla de ataque: Nenê e Andrezinho. Paulinho também deu sangue novo ao Brasil, que ficou mais agressivo em campo.

Aos 5 minutos, Andrezinho rolou para Kaká, que pegou de primeira, mas a bola saiu por cima do gol. Já aos 13 foi a vez de Nenê pegar sobra na cara do gol. O palmeirense tentou acertar o cantinho e a bola passou raspando a trave.

A virada veio cinco minutos mais tarde, em uma cobrança ensaiada de falta. Nenê rolou para Andrezinho, que cruzou na área. Kaká pegou sobra e mandou para a rede.

Mas a Seleção abusou dos gols perdidos, e tomou o castigo aos 31 minutos. Sheng ficou na cara do gol e tocou por cima de Rubinho: outro golaço.

Jogando praticamente de igual para igual com o Brasil a China partiu para cima e tentou a virada. A Seleção tentou desesperadamente a vitória, mas deu adeus à competição.

continua após a publicidade

continua após a publicidade