Brasil Sorridente beneficiou 48 milhões de pessoas em um ano

Mais de 48 milhões de pessoas receberam atendimento odontológico gratuito no país desde março de 2004, quando o Ministério da Saúde criou o programa Brasil Sorridente. Trata-se da primeira política nacional voltada para a saúde bucal desenvolvida no país, com investimentos previstos de R$ 1,3 bilhão até o próximo ano.

Dos 400 centros de especialidades odontológicas previstos, 126 já foram instalados, abrangendo 75 municípios em 20 estados. O número de equipes de atendimento subiu de 4.260 para 9.000. O Brasil Sorridente amplia o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que se restringia a serviços básicos como aplicação de flúor e restaurações. Agora a população tem acesso também a cirurgias, tratamento de canal e de gengiva, prótese e diagnóstico de câncer bucal.

Pesquisa sobre saúde bucal realizada pelo Ministério da Saúde, no período de maio de 2002 a outubro de 2003, com 108.921 pessoas entre crianças, adultos e idoso, mostra dados preocupantes. Treze por cento dos adolescentes e 6% dos adultos nunca foram ao dentista. Quase 27% das crianças de 18 a 36 meses já tiveram cárie. Nas que já chegaram aos cinco anos, a proporção chega a quase 60%.

A meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2000 era de que 50% das crianças com essa idade estivessem livres das cáries. Segundo o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, com o programa, a meta deve ser alcançada. "Estamos fazendo a fluoretação de água do abastecimento público de diversas cidades do Brasil", informou Pucca. Segundo ele, a medida reduz em 50% a incidência de cáries, principalmente em crianças, e em curto espaço de tempo vai colocar o Brasil dentro das metas da OMS.

De acordo com a pesquisa, é alto também o índice de falta de dentes. Dos adultos entre 30 e 44 anos, 30% não têm dentes e, entre os idosos, o índice é de 75%. Uma das metas do programa é atender 50% dos idosos e adultos que precisam de prótese até o final de 2006.

Gilberto Pucca informou que, até o fim deste ano, como medida preventiva, o programa pretende fluoretar a água de 500 municípios. No segundo semestre, serão distribuídos kits com escova e pasta de dentes para 30% das pessoas que chegam aos centros de atendimento. Ele disse que, embora os recursos previstos contemplem as ações até 2006, após esse período, novo orçamento dará continuidade ao Brasil Sorridente.

Voltar ao topo