Brasil reduz peso de países pobres na balança climática

O coordenador brasileiro de Mudanças Globais de Clima, José Domingos Miguez, do Ministério de Ciência e Tecnologia, apresentou anteontem em Nairóbi (Quênia), durante a principal conferência internacional sobre clima, uma proposta de cálculo que reduz a responsabilidade dos países em desenvolvimento nas mudanças climáticas causadas pela ação humana.

Segundo ele, as emissões de gases do efeito estufa, ?como a causa do problema, não correspondem à responsabilidade de provocar as mudanças climáticas?. A responsabilidade, defende, deve ser associada ao efeito das emissões no aquecimento global.

Esta mudança sutil reflete-se em números. De acordo com seu cálculo, a carga somada dos países em desenvolvimento no aumento da temperatura média do planeta é de 12% , frente a 88% das nações ricas.

Quando são consideradas as emissões – base do Protocolo de Kyoto -, a responsabilidade dos países em desenvolvimento sobe para 25%.

O cálculo foi apresentado em uma reunião sobre compromissos futuros de quem participa do protocolo, que visa a reduzir as emissões mundiais de gases do efeito estufa. A apresentação do secretário está disponível no site da Convenção-Quadro da ONU para Mudanças Climáticas (http://unfccc.int).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.