Brasil pode voltar a importar carne da Argentina

Brasília – O Brasil a partir de hoje pode voltar a importar carne desossada e maturada (resfriada a 2ºC por 24 horas para reduzir o PH a menos de 6, garantindo a eliminação da possível existência de virus de febre aftosa) da Argentina. O fim do embargo, no entanto, foi tomado com restrições. Continua proibida pelo Ministério da Agricultura a importação de qualquer produto de origem bovina das provincias de Salta, Formosa e Jujuy no nordeste argentino, próximas à fronteira com a Bolívia. Em setembro, foi comunicado um foco de febre aftosa.

Também está permitida a compra de leite e derivados, mas material de reprodução e miudos de gado bovino e animais vivos continua proibida. O anúncio foi feito pelo diretor de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, João Cavalleiro. De acordo com ele, estas medidas não atingem o estado brasileiro de Santa Catarina, que é reconhecidamente internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O Brasil importa da Argentina em média 7 mil toneladas de carne por ano e, neste ano, até 5 de setembro, quando decidido o embargo, já havia importado 4,4 mil toneladas.

Voltar ao topo