Brasil pode chegar a 1,8 milhão de novos empregos, diz secretário

O secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho, Remígio Todeschini, disse hoje que a tendência é o país chegar, até o fim do ano, a 1,8 milhão de novos empregos. Ele lembrou que o Brasil passou por períodos de grande desemprego, causados por crises econômicas e políticas, e que o governo tem trabalhado muito para diminuir o desemprego.

?Há uma preocupação em melhorar a educação básica dos trabalhadores; o Ministério do Trabalho quer ampliar o seu Programa Nacional de Qualificação, que está capacitando 150 mil trabalhadores desempregados nos 27 estados, com uma exigência maior, para que ele possa ter um oficio, uma profissão, não só ter um emprego, mas ser um empreendedor?, afirmou.

Em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM, o secretário citou os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. De acordo com o Caged, nos últimos sete meses foram criados mais de um milhão de empregos com carteira assinada. ?Estamos num ano bastante positivo, só este ano já foram criados 1,236 milhão de postos formais com carteira assinada em todos os setores?, disse. ?Estamos muito otimistas, o ministro Ricardo Berzoini também está muito otimista. A perspectiva é de um bom crescimento futuro”.

Entre as ações desenvolvidas pelo governo para reduzir o desemprego, Todeschini lembrou ainda o programa Primeiro e Emprego e outro, de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae. Ele informou que o maior crescimento do número de empregos foi registrado nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Voltar ao topo