Brasil oficializa aval ao Protocolo de Kyoto

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou hoje a carta de ratificação do Protocolo de Kyoto, que prevê a redução de 5,2% nas emissões de gases poluentes até 2012, tomando como base os níveis de 1990. Sem mencionar o governo americano, FHC criticou a posição dos Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases do efeito estufa, que se recusam a aderir ao protocolo.

?A resposta à mudança climática não admite atitudes unilaterais e isolacionistas porque esse tema é global e afeta todos os povos e todas as regiões?, disse o presidente durante a cerimônia, no Palácio do Planalto. O Brasil integra o grupo de 77 países que já ratificaram o Protocolo de Kyoto.

O que ainda não é suficiente para que o protocolo entre em vigor, pois esses países juntos são responsáveis por 36% das emissões de gases do efeito estufa, 19% a menos do que o necessário. Até 26 de agosto, quando começa a Rio+10, a Cúpula para o Desenvolvimento Sustentável, em Johannesburgo, na África do Sul, o Brasil pretende reforçar as negociações diplomáticas.

O objetivo é garantir a adesão da Rússia e da Polônia – com isso se chegaria a signatários que respondem por 55% das emissões. Entre os países que aderiram estão o Japão responsável por 8,5% das emissões de gases, Alemanha (7,4%) e França (2,7%).

Voltar ao topo