Brasil negocia com FMI investimentos em infra-estrutura

O governo está discutindo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) formas de fortalecer os investimentos em infra-estrutura no País. A prioridade será o setor de transportes. O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, informou hoje (14) que a exclusão desses investimentos do cálculo do superávit primário é um “possível desfecho” dessa negociação, mas não necessariamente se chegará a uma regra desse tipo. O desafio é justamente encontrar uma fórmula que possibilite mais investimentos sem colocar em risco a estratégia de reduzir a dívida pública.

Dois técnicos do Fundo já estão no País iniciando a coleta de dados.

As negociações, porém, só começam na próxima terça-feira quando a diretora do Departamento Fiscal do Fundo, Teresa Ter-Minassian, se reúne com a equipe econômica em Brasília. Levy acredita que as conclusões desse debate poderão ser aplicadas nos investimentos a serem realizados em 2005.

“Não vamos colocar a discussão de maneira simplista e pensar que poderemos excluir os investimentos do cálculo do superávit primário”, disse Levy. “Não se trata de passar um cheque em branco.”

Voltar ao topo