Brasil negocia com Argentina exportações de máquinas de lavar

O Brasil deve retomar as negociações com a Argentina sobre as exportações de máquinas de lavar para o sócio do Mercosul. O item ficou de fora dos recentes entendimentos mantidos entre as autoridades de ambos os países para pôr fim às restrições impostas pelo governo argentino aos produtos brasileiros de linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar). A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

De acordo com o ministro, a retomada das negociações deverá ter um formato diferente do seguido até então. ?Ao invés de se estabelecerem restrições voluntárias por um largo período de tempo, talvez ocorra um monitoramento de dois meses do comércio para se ter uma avaliação mais completa”, esclareceu Furlan.

Quanto à decisão argentina de impor uma alíquota de 21% sobre o preço de televisores importados da Zona Franca de Manaus, o ministro afirmou que as discussões também estão em andamento de forma a não provocar um dano permanente à exportação brasileira. Na sua avaliação, esses impasses são momentâneos.

As declarações do ministro foram feitas logo após a sua participação em encontro promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Voltar ao topo