Brasil não precisa nem da última parcela do FMI, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil não tem necessidade de fazer novo acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). ?Não precisamos sequer dos US$ 8 bilhões que estão colocados à nossa disposição do acordo passado, que vence agora em dezembro?, disse Lula, sem, no entanto, descartar o saque desses recursos. Ontem autoridades davam como certa a assinatura de novo acordo ainda esta semana.

Ele ressaltou que o FMI precisa mudar de comportamento. ?Não é mais necessário ficar exigindo que nenhum país faça ajuste fiscal, mas que os países assumam o compromisso dos acordos com o FMI da retomada e do crescimento e do desenvolvimento econômico. É essa política, na minha opinião, que deve permear a conversa do FMI daqui para frente com qualquer país, até porque o ajuste fiscal foi fracassado na maioria dos países. Eu acho que os países estão precisando voltar a crescer, e é essa a base de qualquer acordo. Ou seja, não haverá acordo impeditivo de crescimento da nossa economia?.

O presidente não descartou, no entanto, a hipótese de firmar um acordo preventivo com o organismo internacional em outras bases. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo