Brasil, Índia e África do Sul se reúnem para “fortalecer laços”

Integrante dos governos do Brasil, Índia e África do Sul, que fizeram parte de uma frente unida nas conversações de comércio mundial que fracassaram no ano passado, deverão se reunir em Nova Déli para promover a cooperação trilateral.

“As discussões entre as três nações e a cooperação trilateral são vitais para apresentar uma frente comum nas questões tratadas na Organização Mundial do Comércio (OMC)”, declarou o secretário da Presidência, Essop Pahad, depois da reunião.

Estes três países também assinalaram que a defesa, a aviação, o transporte marítimo de carga e o desenvolvimento rural são áreas de possível cooperação.

“Isto terá conseqüências muito maiores para as economias da região sul. A cooperação não deve prejudicar ninguém”, acrescentou Pahad.

A embaixadora brasileira na Índia, Vera Machado, assinalou que os países trocarão “conhecimentos” em matéria científica.

Brasil, Índia e África do Sul fazem parte do “G-22”, um bloco de países que pressionou o mundo desenvolvido para reduzir gradualmente os subsídios agrícolas durante as negociações da OMC que fracassaram em Cancún (México) em setembro passado. (FolhaNews)

Voltar ao topo