Brasil fica em penúltimo lugar em ranking sobre competitividade

O Brasil está em sétimo lugar num ranking sobre competitividade elaborado pela Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro (Firjan) em comparação a outros oito país. O país só ganha da Espanha e da Argentina, diz o estudo. Em infra-estrutura e educação, o Brasil é o último colocado, atrás inclusive da Argentina, que passa por uma forte crise econômico-social.

Os critérios adotados para se chegar ao ranking foram o potencial de crescimento econômico do país, produtividade, custo da mão-de-obra e outros fatores de competitividade como investimento em tecnologia, infra-estrutura, educação, custo de financiamento, risco de mercado, câmbio, inflação e custos trabalhistas.

O levantamento, encomendado pela Firjan à consultoria americana DRI-Welfa, compara o nível de competitividade das empresas brasileiras com a competitividade das empresas dos Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Espanha, Alemanha, Coréia e Taiwan. O rasil está entre os três piores países, junto com Argentina (último do ranking) e Espanha, em quase todos os critérios analisados, exceto no que diz respeito ao potencial de crescimento e ao custo da mão-de-obra. (Correio Web/FolhaNews)

Voltar ao topo