Brasil está preparado contra ataque, diz comandante da Amazônia

As Forças Armadas estão preparadas, com pelotões reforçados há três anos na fronteira com o Peru e a Colômbia, informou há pouco o comandante militar da Amazônia, general de exército Cláudio Barbosa de Figueiredo, em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Ele explicou que não existe a iminência de ataque das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ao território brasileiro, mas “temos que estar alertas”.

Em junho, cerca de 5 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica participaram da operação Timbó, para capacitar militares no combate à violação de fronteira e ao narcotráfico no Amazonas e no Acre, lembrou o comandante, que destacou a presença do Estado brasileiro no local e o atendimento à população. A operação, informou custou R$ 5 milhões e abrangeu uma área de 2.400 quilômetros na faixa de fronteira com o Peru e a Colômbia. Foram atendidas 115 pessoas, segundo o militar, com emissão de documentos e assistência médica.

Esta foi a segunda operação combinada das três forças armadas na região. A primeira foi realizada no ano passado, com o nome de Tapuru. De acordo com o general Barbosa, a operação Timbó é uma evolução do projeto realizado em 2002.

Voltar ao topo