Brasil está na rota do desenvolvimento sustentável, diz Meirelles

O país vive um momento econômico muito bom e está na rota do desenvolvimento, disse o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, hoje em São Paulo. Segundo ele, não há mais dúvidas de que a economia brasileira está retomando o desenvolvimento sustentável; ao contrário do quadro de julho de 2003, logo depois de uma crise externa de grandes dimensões, com retração da economia nos dois primeiros trimestres.

Ao fazer palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (Abef-SP), Meirelles destacou que é importante o fato de o período recessivo ter sido curto em comparação a outros países. ?No terceiro trimestre de 2003, o Brasil já estava crescendo, e crescendo de forma importante no quarto (trimestre) e de novo reforçando ainda mais esse crescimento no primeiro trimestre de 2004?, afirmou.

De acordo com o presidente do BC, a produção industrial está ultrapassando o pico histórico e continua a crescer. Ele citou a alta de 6,1% do setor, entre janeiro e maio deste ano. ?Ao contrário, de novo, de outros países, que atravessaram problemas importantes, no Brasil nós já estamos crescendo em cima de um pico histórico que é algo muito mais importante, sólido e desafiador?, disse.

Ao falar sobre “O Brasil na Rota do Crescimento”, Meirelles citou indicadores e reforçou que a retomada em 2003 foi a mais rápida e vigorosa dos últimos anos. ?Quero chamar a atenção para isso, para mostrar não só a robustez da economia brasileira, mas a solidez do processo de retomada e, muito importante, a rapidez e intensidade da retomada?.

Meirelles destacou que o crescimento de 8% nas vendas do varejo, de janeiro a maio de 2004, demonstra o sucesso da flexibilização da política monetária. Além disso, ele ressaltou que há muitos anos o país não apresentava superávit em conta corrente. ?Isso é resultado da política econômica do governo Lula?, concluiu.

Depois da a palestra, o presidente do Banco Central deixou o local sem falar à imprensa, alegando estar atrasado para embarcar para Brasília.

Voltar ao topo