Turismo

Brasil entra na rota das companhias aéreas de baixo custo

A Norwegian já está oferecendo voos do Brasil para o Reino Unido por R$ 1.200. Foto: Divulgação

A empresa aérea low cost Norwegian começou a vender na última terça-feira (27), os primeiros voos ligando o Reino Unido ao Brasil, com uma rota direta entre Londres e Rio de Janeiro (RJ). As operações começarão a partir de 31 de março de 2019, com rotas às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos.

Representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mantiveram, no decorrer do ano, contato com a cúpula da companhia norueguesa para ajudar na interlocução junto aos órgãos brasileiros. Para Teté Bezerra, presidente do Instituto, a medida representa um importante passo na internacionalização do turismo brasileiro “e reforça a competitividade do turismo nacional, na medida em que permite a ampliação da oferta e a consequente redução do custo de passagens”, afirma.

Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a companhia norueguesa com base no Reino Unido para fazer o transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal no Brasil. Desde outubro, a companhia Sky Airline, uma low cost chilena, opera voos de Santiago, no Chile, para Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.

A Norwegian é a terceira maior entre as empresas aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low cost. Além do Brasil, atualmente, a empresa oferece uma rede crescente de voos de longa distância entre Londres e 12 destinos populares nos Estados Unidos e na Argentina.

“Essa é uma importante vitória para o setor, pois oferece melhores condições para que mais turistas, estrangeiros e brasileiros, viajem mais pelo Brasil. Ganham os consumidores, os destinos turísticos, a indústria de viagens e o País”, reforça a presidente Teté Bezerra.

A Norwegian já divulgou algumas tarifas. Os valores negociados partem de, aproximadamente, R$1.200,00 (equivalente a £240) por pessoa por trecho (www.norwe gian.com/uk). Bjorn Kjos, CEO do grupo Norwegian, destacou que a empresa está construindo uma extensa rede global com o lançamento dos voos mais acessíveis entre Reino Unido e Brasil, disponibilizando valores de baixo custo a consumidores da América Latina.

“Nossa nova rota no Rio de Janeiro quebra o monopólio dos voos diretos entre o Reino Unido e o Brasil, já que estamos comprometidos em reduzir as tarifas e tornar as viagens mais acessíveis para turistas e viajantes de negócios. O Brasil é uma adição fantástica à nossa rede global e estamos ansiosos para receber os clientes a bordo do 787 Dreamliners e entregar um serviço premiado, a uma tarifa acessível”, completou ele.

Mais voos para o Brasil

Com novos voos ligando os mercados internacionais ao Brasil, é possível aumentar a comercialização. Dados da Análise da Malha Aérea Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur estimam o aumento de 98 voos novos e frequências adicionais semanais até abril de 2019.

Os voos garantidos partirão de países como Israel, Itália, Holanda, Portugal, França, Reino Unido, Argentina, Bolívia, Equador, Chile, Paraguai e Estados Unidos. São 54 novas ofertas e 44 frequências adicionais. Ao todo, serão 144 frequências semanais, somadas ao que já operam regularmente entre os destinos internacionais e o Brasil.