Brasil e Uruguai podem fechar acordo no setor automotivo

Brasil e Uruguai estão discutindo os últimos detalhes para fechar um acordo no setor automotivo, com duração de seis anos, que trocará o atual sistema de cotas por um comércio "compensado".

Técnicos dos dois países já se reuniram em Buenos Aires, onde conversaram sobre os interesses de cada país, e voltarão a se encontrar em Brasília, no dia 26, para fechar o acordo, segundo informou o jornal uruguaio El País.

Os porta-vozes disseram que um acordo de seis anos dará maior horizonte de previsibilidade a potenciais investidores que queiram montar veículos no Uruguai para exportar para o mercado brasileiro.

"Já há empresas interessadas em se instalar no Uruguai", em caso de assinatura de contrato, afirmaram as fontes.

O Uruguai tem atualmente um sistema de cotas que o permite exportar para o Brasil 20 mil unidades de automóveis e veículos comerciais mais dois mil blindados sem pagamento de taxas alfandegárias, enquanto o Brasil pode exportar sem impostos ao Uruguai 6.500 unidades automotivas.

Caso haja entendimento bilateral, o atual sistema de cotas será substituído por um comércio "compensado", que implicaria, por exemplo, que para cada dólar que o Brasil queira exportar ao Uruguai no setor, deverá importar 2,5 dólares.

Em 2007, para cada dólar que Uruguai vendeu ao Brasil no setor automotivo, comprou 13.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.