Brasil e Nigéria discutem a implantação do Bolsa-Escola

Técnicos do Brasil e da Nigéria na área de Educação estão discutindo a transferência de tecnologia para implantação do Bolsa-Escola no país africano. A primeira reunião técnica entre o secretário do Programa Nacional de Bolsa-Escola, Marcelo Aguiar, o secretário executivo da Comissão Nacional de Educação da Nigéria, Kabir Isyabu, o diretor do Instituto de Administração e Planejamento Educacional do Ministério da Educação nigeriano, Taiwo Ajayi, e representantes da Unesco, aconteceu na sexta-feira.
Após conhecer o funcionamento do programa brasileiro, os técnicos vão apresentar os dados ao governo da Nigéria. A cooperação técnica depende de avaliação das autoridades nigerianas. Após audiência com o ministro da Educação, Cristovam Buarque, na última semana, o ministro da Educação daquele país, Babalola Borishade, mostrou interesse tanto pelo Bolsa-Escola quanto pelo Fome Zero.
Dados na Internet apontam uma taxa de alfabetização próxima a 57% (1995) da população da Nigéria, com índices de pobreza superiores a 38% (1997). Os dois países terão uma comissão permanente junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de fazer um intercâmbio em todos os níveis de ensino.

Voltar ao topo