Brasil e Chile firmam memorando de cooperação em educação

Santiago (Chile) – Brasil e Chile firmaram nesta quinta-feira (26) em Santiago um memorando de entendimento sobre cooperação educacional. O acordo foi firmado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à escola municipal Liceu República do Brasil, uma das dez escolas do Chile que mantêm laços com a representação diplomática brasileira.

O acordo prevê ações conjuntas do ensino básico à pós-graduação, passando por educação profissional e tecnológica, educação a distância e inclusão digital. A cooperação inclui, por exemplo, intercâmbio e aperfeiçoamento de professores, pesquisadores, estudantes e gestores educacionais. Prevê ainda a elaboração conjunta de projetos de cooperação técnica e investigação cientifica, além de políticas comuns de credenciamento de cursos para convalidação de títulos e diplomas

Lula foi recepcionado pelos alunos com a apresentação de uma dança típica chilena, la cueca. As crianças também fizeram uma coreografia com a música O Pato, de Vinícius de Moraes, e cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Essas 450 meninos e meninas são alunos do jardim de infância ao segundo grau. Todos os anos, no 7 de Setembro os alunos do Liceu República do Brasil hasteiam a Bandeira e cantam o Hino Nacional Brasileiro.

O chanceler Celso Amorim acompanhou Lula na cerimônia, que também teve a participação da presidente chilena Michelle Bachelet. Assinaram o memorando os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad, e do Chile, Yasna Provoste.

Voltar ao topo