Estados Unidos e União Européia devem enfrentar painéis na Organização Mundial do Comércio (OMC) apresentados por Brasil e Austrália. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, recebeu hoje o ministro da Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália, Warren Truss, para discutir representação, juntamente com a Tailândia, contra os subsídios da União Européia ao açúcar. ?A Austrália também se mostrou interessada em nos apoiar no painel sobre algodão que temos na OMC contra o algodão dos Estados Unidos?, destacou Roberto Rodrigues.

Warren Truss afirmou que o Brasil e a Austrália são países semelhantes em várias áreas e que ambos têm interesses comuns na área agrícola e em abrir novos mercados. ?Nossa exportação de carne bovina para a Europa, por exemplo, é de sete mil toneladas. Mas vendemos quase 300 mil para o Japão. O Brasil também é um grande produtor que encontra barreiras no mercado europeu?, afirmou o ministro australiano.

Outro tema discutido na reunião foi a criação de uma equipe de trabalho para fixação de regras sanitárias comuns entre os dois países.

continua após a publicidade

continua após a publicidade