Brasil e Argentina não têm missão de conter a Venezuela, diz Kirchner

O presidente Néstor Kirchner criticou a idéia de que a Argentina ao lado do Brasil, deveria fazer a contenção do presidente venezuelano, Hugo Chávez, no que se refere má reação que tem com os Estados Unidos.

Muito se tem dito nos últimos tempos que havia países que deviam conter outros países. Como no caso do [presidente Luiz Inácio] Lula da Silva e no meu caso, teríamos que conter o presidente Chávez. Erro absoluto, disse Kirchner ontem (21) ao inaugurar o primeiro poço de exploração e produção conjuntas entre as estatais petrolíferas da Argentina e da Venezuela, na região do Orinoco.

Néstor Kirchner esteve com Chávez e falou a um auditorio de dezenas de empresarios argentinos e funcionários do governo venezuelano. Lá, ratificou a decisão do governo argentino de avançar no processo de integração.

Contruimos com nosso irmão e companheiro Chávez um espaço na América do Sul para a concretização da dignidade dos nossos povos, disse o argentino.

Sem mencionar de forma explícita o presidente dos Estados Unidos George W. Bush, o chefe de Estado venezuelano disse que o processo de integração que levam adiante vários países da região faz com que "venham os viajantes do Norte", em alusão viagem que Bush fará ao Brasil, Colômbia e Uruguai no próximo mês.

Durante a inauguração do empreendimento conjunto, Kirchner ressaltou que a associação é como a ave Fênix, [que ressurge de suas próprias cinzas], na política petrolífera. É como renascer depois de ter sido destruída toda nossa estrutura [na década de 90].

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.