Brasil disputa eliminatórias do revezamento 4 x 200 m livre

O Brasil disputa as eliminatórias do revezamento 4 x 200 m livre, nesta quarta-feira, no 8º Mundial de Piscina Curta de Xangai com Rodrigo Castro, Thiago Pereira, Lucas Salatta e César Cielo. A prova já deu uma medalha de bronze ao país na edição da competição em 2004, em Indianápolis.

Apenas César Cielo não estava naquele revezamento medalhista. O grupo é considerado forte e tem outros resultados importantes em piscina curta. Em Indianápolis, Thiago Pereira foi campeão dos 200 m medley, medalha de prata no 4 x 100 m livre e bronze nos 100 m medley, além do terceiro lugar no 4 x 200 m livre. Nicholas Santos levou uma medalha de bronze nos 50 m livre e prata no 4 x 100 m do mesmo estilo – Cielo estava nesse revezamento.

O Mundial terá o seu primeiro dia de finais, no estádio Qizhong de Xangai, nesta quarta, a partir das 8 horas (de Brasília). O segundo dia de eliminatórias começa às 22h30 (de Brasília).

A brasileira Rebeca Gusmão disputa vaga nas semifinais dos 100 m livre, prova que terá 57 nadadoras e destaques como a campeã australiana Lisbeth Lenton, a holandesa Marleen Veldhuis, a finlandesa Hanna-Maria Seppala e a sueca Josefin Lilhage. Rebeca tem o oitavo tempo na lista de entrada das competidoras (54s02). No Mundial, todas as provas de 50 m e 100 m, em todos os estilos terão semifinais. As demais distâncias têm eliminatórias e finais.

Nos 400 m medley, o Brasil terá Lucas Salatta, com a sexta marca (4min11s60) entre os inscritos nas eliminatórias. Nos 50 m livre disputam vaga nas semifinais Nicholas dos Santos (quarto, com 21s49) e Guilherme Roth (sexto, com 21s56). O sul-africano Rolland Schoeman, campeão olímpico e mundial, nadará a prova.

As 40 malas da delegação brasileira que extraviaram chegaram na terça-feira em Xangai para alívio dos atletas – nelas estavam os maiôs e os óculos de competição.

Voltar ao topo