Brasil deve ter novas balanças para controlar peso de carga nas estradas

Rio de Janeiro – Até o final de 2006, cerca de 70 novas balanças para o controle de peso nas estradas brasileiras devem estar em funcionamento no país, segundo informou hoje (24) o secretário de Política Nacional de Transportes, José Augusto Valente.

A ampliação faz parte do Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem, em fase de implementação pelo Ministério dos Transportes para impedir a deterioração das rodovias que sofrem com o excesso de peso de cargas transportadas por caminhões. Além de gerar a necessidade de investimentos, a deterioração das estradas é responsável por um grande número de acidentes e pelo aumento de tempo e de custos com transportes.

Atualmente, existem 40 balanças no território nacional, mas somente 20 estão operando regulamente. Para Valente, o plano é uma das formas de otimizar a aplicação dos recursos destinados ao setor. ?Se não, com uma das mãos a gente coloca o recurso para fazer restauração e conservação, e com a outra o excesso de peso tira, porque vai acelerar a degradação do pavimento e exigir recursos que não seriam necessários?, afirmou.

Voltar ao topo