Brasil desperdiça 5% do PIB em burocracia, diz Furlan

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje que 5% do Produto Interno Bruto (PIB) são desperdiçados em burocracia, o que representa US$ 25 bilhões por ano. Segundo Furlan, relatório do Banco Mundial revela que, para abrir uma empresa no Brasil, é necessário passar por 27 órgãos, federais, estaduais e municipais.

Furlan participou hoje do fórum Desburocratizar para Crescer, promovido pela revista Exame em São Paulo, para fazer um balanço da burocracia no país e suas implicações para a iniciativa privada.

O economista Simeon Djankov, do Banco Mundial, antecipou com exclusividade um relatório específico para atividades de pequenas e médias empresas em 145 países, no qual o Brasil aparece quase no final da lista.

Segundo Djankov, o relatório revela que o governo federal tem o melhor desempenho entre as três instâncias do poder público, enquanto o pior é o de estados e municípios é a pior. De acordo com o relatório, chama a atenção o tempo necessário para obtenção de um alvará, para legalizar o início de atividades de uma pequena ou micro empresa. A cidade de São Paulo aparece com a pior avaliação. Ali são necessários 132 apenas para obtenção do alvará municipal.

Voltar ao topo