Brasil cede espaço à Argentina no Conselho de Segurança da ONU

O Brasil decidiu ceder espaço à Argentina no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), do qual voltará a fazer parte em janeiro de 2004. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, enviou uma mensagem ao seu colega argentino, Rafael Bielsa, com um convite para que um diplomata argentino participe da delegação brasileira no Conselho de Segurança.

O governo da Argentina aceitou o convite, qualificado como “histórico”, mas ainda não foi decidido como vai ser essa participação. O Conselho de Segurança da ONU é responsável pelas principais decisões da comunidade internacional.

O convite aos argentinos foi feito durante a cúpula do Mercosul ocorrida na terça-feira em Montevidéu (Uruguai), da qual participaram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner (Argentina). As delegações dos dois países junto à ONU devem discutir com será essa participação argentina, consultando também o Secretariado da ONU.

O Brasil sempre se considerou candidato favorito na América Latina a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, caso essas vagas, hoje restritas a Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, sejam um dia expandidas. A Argentina sempre se opôs a essa posição brasileira. (FolhaNews)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.