A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pode passar por uma correção maior de preços nesta terça-feira, se a realização de lucros em Nova York se mantiver ao longo do dia. Os índices futuros de ações norte-americanos operam em baixa – tanto o Nasdaq quanto o S&P 500 futuro cediam 0,24% por volta das 10 horas -, na expectativa da reunião de amanhã do comitê de mercado aberto (Fomc) do banco central americano (Fed). Na Europa, o sinal também é negativo nas bolsas.
Aqui, o índice Bovespa abriu em baixa e perdia 0,63% às 10h13, a 49.966 pontos. Ontem, depois de bater seguidos recordes na última semana, o mercado brasileiro finalmente realizou lucros mas de forma suave. A Bolsa fechou ontem com desvalorização de 0 62%, mais ainda acima dos 50 mil pontos.
No aguardo da reunião do banco central americano sobre juros, principalmente do comunicado que é divulgado após o encontro, os investidores tendem a assumir uma posição mais defensiva hoje, aproveitando para embolsar os ganhos recentes. De maneira geral, os investidores não esperam mudanças significativas no documento do Fed em relação ao da reunião anterior e a aposta continua sendo de manutenção da taxa de juro em 5,25% ao ano nos EUA.


