Bombeiros recebem novo quartel do Bacacheri em novembro

O prédio que abriga o Corpo de Bombeiros, no Bacacheri, em Curitiba, está sendo reconstruído e a fachada, tombada pelo patrimônio histórico, será restaurada. A reforma, com investimento de R$ 700 mil, começou em abril deste ano e deve terminar no início de novembro. As obras foram vistoriadas pelo governador Roberto Requião e pelo secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, na tarde desta terça-feira (11).

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Martins, a reforma vai melhorar o atendimento dos bombeiros. ?Também vai fazer com que a corporação trabalhe com mais segurança, já que a deterioração, causada por cupins, prejudica a estrutura da edificação?, comentou o oficial. O tenente Marcos Galeazzi, comandante do 3.º subgrupamento de bombeiros, que atende a região Norte de Curitiba, com sede no Bacacheri, disse que as obras vão beneficiar tanto os bombeiros quanto a população. ?Vamos trabalhar mais estruturados e, dessa forma, a população será melhor atendida?, disse.

Andamento 

O Corpo de Bombeiros informou que a fundação, o primeiro andar, e o começo do segundo andar do prédio já foram reconstruídos. De acordo com o coronel Jorge Martins, 40% da obra já estão prontos. Serão 896 metros quadrados de reforma e construção, divididos em dois andares, e a fachada, com 207 metros quadrados, passa por restauração.

O prédio antigo foi demolido e as novas instalações incluirão área administrativa, garagem para guardar as ambulâncias e caminhões, além de alojamentos, vestiário, lavanderia, almoxarifado e um refeitório. Também será feita uma rampa para a limpeza das ambulâncias, com a aprovação da Vigilância Sanitária.

Mesmo com a obra em andamento, a população não precisa se preocupar, segundo o coronel. O efetivo que estava no quartel do Bacacheri foi transferido para os quartéis do Bairro Alto e do Pilarzinho. ?O deslocamento não é problema para atender as ocorrências, já que trabalhamos muito bem distribuídos na cidade?, afirmou. O efetivo do Bacacheri permanece nos dois outros quartéis durante esse tempo.

O quartel do Corpo de Bombeiros do Bacacheri presta apoio às ocorrências de Colombo, Almirante Tamandaré, Piraquara, Pinhais, além de sua habitual área de abrangência os bairros Cabral, Boa Vista, Santa Cândida, Centro Cívico, Juvevê, Ahú, Tinguí, Bacacheri. De acordo com o coronel, após a reforma, novos automóveis chegarão ao quartel para reforçar o atendimento.

Voltar ao topo