Bolsa de Nova York esquece China e Dow Jones bate recorde

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, com os índices Dow Jones, S&P-500 e Nyse Composite encerrando em níveis recorde. É a primeira vez desde 31 de dezembro de 1999 que o Dow Jones e o S&P-500 fecham em nível recorde simultaneamente. O Dow Jones também estabeleceu novo nível recorde intraday (durante o dia), em 13.636,09 pontos; seu recorde de fechamento anterior havia sido em 13.556,53 pontos, em 18 de maio. Já o recorde de fechamento anterior do S&P-500 havia sido em 24 de março de 2000 (no auge da "bolha" das ações de tecnologia), em 1.527,46 pontos.

O mercado abriu em baixa, refletindo o temor de que a queda forte das Bolsas da China fosse prenúncio de uma correção global. No começo da tarde, porém, as ações norte-americanas passaram a subir. A alta foi detida momentaneamente cerca de duas horas antes do fechamento, logo depois da divulgação da ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) realizada em 9 de maio. Mas esse recuo foi apenas momentâneo.

"Se o Fed está se sentindo confiante em relação à economia, parece mais provável que as ações venham a subir mais, porque isso melhora a perspectiva para os lucros das empresas e também para os consumidores", comentou o estrategista-chefe da Wells Capital, Jim Paulsen.

Ações

Das 30 componentes do Dow Jones, apenas cinco fecharam em queda, entre elas Merck (-1,29%) e Intel (-0,99%). Entre as que mais subiram estavam ações cíclicas (que tendem a ter melhor desempenho em momentos de aceleração da atividade econômica), como Boeing (+2,08%), Caterpillar (+3,60%) e Alcoa (+2,16%). As ações da Apple subiram 3,9%, depois de os analistas da WR Hambrecht elevarem sua previsão de lucro. As da fabricante de roupas Phillips-Van Heusen avançaram 7,6%, em reação a seu informe de resultados. As ações do setor de petróleo subiram, recuperando-se das quedas de ontem (Exxon Mobil +1,67%).

Fechamento

O índice Dow Jones fechou em alta de 111,74 pontos, ou 0,83%, em 13.633,08 pontos. O Nasdaq terminou com ganho de 20,53 pontos, ou 0,80%, em 2.592,59 pontos. O Standard & Poor´s-500 subiu 12 12 pontos, ou 0,80%, para 1.530,23 pontos. O Nyse Composite avançou 71,12 pontos, ou 0,72%, para 9.963,61 pontos. O volume negociado na Nyse alcançou 1,564 bilhão de ações, de 1,415 bilhão ontem; 2.316 ações subiram, 1.009 caíram e 130 fecharam nos mesmos níveis de ontem. No Nasdaq, o volume alcançou 1,986 bilhão de ações negociadas, de 1,680 bilhão ontem, com 1.699 ações fechando em alta e 1.336 em queda. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.