BNDES vai liberar mais de R$ 2,5 bilhões para capital de giro

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, anunciou hoje, na capital paulista, que o Conselho da instituição deve aprovar, até o início da próxima semana, uma nova linha de crédito para financiar o capital de giro das empresas, que poderá ultrapassar R$ 2,5 bilhões.

Terão acesso a esse empréstimo empresas de pequeno e grande portes. A condição para ter o cadastro aprovado, segundo Lessa, será a capacidade do projeto para gerar empregos. Só será liberado o dinheiro para as empresas que comprovarem a abertura de vagas com carteira assinada.

?Se a empresa gerar emprego, vamos dar prazo interessante de carência e juros confortáveis?, disse o presidente do BNDES. Lessa explicou que a intenção é tornar as empresas mais robustas e, conseqüentemente, melhorar o desempenho da atividade produtiva.

Mesmo sem ter ainda detalhes dessa nova linha de crédito, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, disse que qualquer iniciativa que promova maior injeção de recursos é sempre bem-vinda. Na sua avaliação, o Brasil tem baixo volume de crédito, pois enquanto nos países desenvolvidos as demandas chegam a 100, 120% sobre o Produto Interno Bruto (PIB), no Brasil a taxa representa algo em torno de 30%.

Quanto ao fato de o Banco condicionar a concessão do dinheiro à geração de novos postos de trabalho, Piva afirmou que não há nada de errado nisso e que essa linha faz parte do perfil do governo.

Voltar ao topo