Rio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de oito operações de financiamento que envolvem créditos de US$ 11 milhões e de 6 milhões de euros (o equivalente a R$ 43 milhões) para apoio à exportação de equipamentos de geração de energia.

continua após a publicidade

Segundo nota divulgada pelo BNDES, os financiamentos se destinam à indústria Voith Siemens Brasil – subsidiária da Voith Siemens Hydro Power Generation, que é uma associação em escala mundial entre os grupos alemães Voith e Siemen voltada para o segmento hidrelétrico.

As operações de crédito foram aprovadas com a intermediação financeira do banco HSBC, e as exportações visam os mercados da China, Itália, Turquia, Índia e Estados Unidos.

De acordo com o BNDES, a subsidiária brasileira está entre os principais fabricantes de equipamentos para geração hidráulica de eletricidade, sendo responsável pelo fornecimento de turbinas, além de outros equipamentos, para países da América Latina. A subsidiária brasileira, cujos equipamentos produzidos no país têm elevado índice de nacionalização – no caso das turbinas, geradores e seus componentes, é superior a 90% – tem atuado também como fornecedora da matriz alemã em projetos hidrelétricos implantados em diversos países, especialmente na Ásia, onde se concentram os maiores investimentos do setor.

continua após a publicidade

Entre os principais projetos internacionais com participação da empresa, destacam-se o fornecimento de turbinas e geradores para as usinas de Três Gargantas, na China, que será a maior do mundo, e de Ghazi Barotha, no Paquistão. No Brasil, a empresa forneceu turbinas para a usina de Itaipu.

A planta industrial da Voith Siemens do Brasil tem hoje cerca de 600 funcionários, está instalada em São Paulo e os seus principais produtos são turbinas, geradores e sistemas de automação, além de bobinas, enrolamentos e pólos.

continua após a publicidade