Blecaute atinge grandes cidades do Canadá e dos Estados Unidos

Um blecaute atinge grandes cidades dos Estados Unidos e do Canadá. Nova York, Ottawa, Toronto, Detroit e Cleveland foram atingidas. O Departamento de Segurança Interna disse que está investigando o episódio, mas que não há indícios de que se trate de terrorismo.

Em entrevista à rede de TV CNN, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que a causa mais provável do apagão tenha sido uma sobrecarga da rede elétrica Mohawk, do Rio Niagara, que teve um efeito cascata sobre outras redes – ainda que não esteja claro que o problema seja a origem do blecaute em todas as cidades. Bloomberg estima que ainda vá levar horas até que o fornecimento de energia restabelecida.

– A recomendação para as pessoas é que vão para casa, abram as janelas porque está calor e bebam bastante água – disse Bloomberg, tentando acalmar a população e assegurando que a ocorrência parece ter sido natural. – Posso dizer com 100% de certeza de que não há qualquer indício nesse momento de terrorismo.

Ônibus, trens e metrô pararam de circular em Nova York. Falta eletricidade nos três aeroportos da cidade, que foram imediatamente fechados. Segundo a CNN, milhares de pessoas ficaram presas em composições na rede subterrânea de metrô, e há relatos de que algumas entraram em pânico nas ruas por não saber o que estava acontecendo. Os edifícios estão sendo desocupados, e imagens de TV mostram milhares de pessoas caminhando pelas ruas, deixando os prédios.

Houve relatos de um incêndio em um transformador da usina nova-iorquina de Edison, mas, segundo Michael Bloomberg, a fumaça vista é um efeito esperado e não fouve fogo.
 

Voltar ao topo