Biblioteca Pública encerra debate político neste ano

A Biblioteca Pública do Paraná encerra nesta quarta (30) e quinta-feiras (1º), o ciclo anual de debates sobre política nacional e a crise do pensamento político brasileiro. A atividade cultural, sempre às 19h, no Auditório Paul Garfunkel, terá palestra de José Veríssimo Teixeira da Mata, da Universidade de Brasília, na quarta-feira. O filósofo vai expor, analisar e debater a Revolução de Outubro e as tarefas da reforma agrária, no tema "Lênin e seu programa agrário". O coordenador dostrabalhos será Emmanuel Appel.

No dia seguinte, quinta-feira, haverá exposição do professor Fausto Arruda sobre ?A revolução agrária no Brasil? e debate com o jornalista Walmor Marcellino sobre a questão rural na Guerra Camponesa do Contestado (tema do lançamento do seu livro sobre a expropriação das terras sem título ou devolutas pelos grileiros, coronéis e políticos associados ao imperialismo).

Marcellino fará, também, o lançamento de sua ?Contribuição à história da ação popular no Paraná? em aditamento ao livro do professor Reginaldo Dias, da Universidade Estadual de Maringá, sobre o mesmo tema. Márcio N. Rabat será o coordenador da atividade. As discussões sobre a crise da razão, das estruturas nacionais, da política e instituições, partidos, classes sociais continuam no ano que vem na Biblioteca Pública do Paraná.

Serviço:
Clássicos do pensamento social
Data: 30 de novembro de 2005
Horário: 19h
Palestrante: José Veríssimo da Mata
Coordenador: Emmanuel Appel
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133

Data: 1º de dezembro de 2005
Horário: 19h
Palestrantes: Walmor Marcellino e Fausto Arruda
Coordenação: Márcio Rabat
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133

Voltar ao topo