Biblioteca Pública de Cascavel já atendeu cerca de 68 mil pessoas este ano

Somente nos primeiros quatro meses do ano, a Biblioteca Pública Sandálio do Santos já prestou 67.965 serviços à comunidade. Segundo dados estatísticos, foram atendidos 29.470 usuários na sede da Biblioteca e mais 802 visitantes na sucursal do Bairro Cascavel Velho.

De acordo com a gerente da Biblioteca, Silvia Prado, um fator que tem levado a ampliação de alguns destes números foram os serviços do baú do saber coorporativo, ação que oferece um rodízio de livro às empresas que aderem ao projeto, e os reforços da biblioteca sucursal. ?O número de usuários na sucursal aumentou consideravelmente devido à divulgação através da imprensa. Com isto as pessoas estão sabendo que há coisas boas a se procurar em uma biblioteca. O espaço tem uma média superior a cem empréstimos mensais?, explica ela. ?Com o baú do saber tínhamos uma média de 4 mil atendimentos ao mês. Agora, levando-o para as empresas, este número chega a 4.500 e tende a aumentar?, complementa.

De janeiro a abril, o baú do saber realizou 15.600 atendimentos em 10 entidades assistenciais e duas empresas. Além disso, quase 6.400 crianças de 20 escolas municipais freqüentaram o ônibus biblioteca e 15.700 visitações foram contabilizadas em eventos realizados pela Biblioteca nestes meses. Também foram evidenciadas as emissões de 1.087 carteirinhas e 9.021 empréstimos de livros.

Segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, as estatísticas indicam que até o final do ano estes números irão superar os do ano passado. ?Em 2006, cerca de 210 mil pessoas usufruíram dos serviços da Biblioteca e nossa meta é atrair mais visitantes. Além disso, o espaço tem se firmado como parceiro insubstituível das escolas no incentivo à leitura?, salienta.

Reforços

Graças às doações de empresários e aos novos materiais adquiridos, a Biblioteca tem instigado novos leitores. ?No término do ano passado foram feitas algumas doações para o ônibus biblioteca através do programa Biblioteca Solidária, o que oportuniza as crianças a terem contatos com um acervo mais vasto, o que enriquece o aprendizado destes jovens. Assim que o material chega, já vai para a estante?, afirma Silvia.

Ações como esta, segundo Julio Cesar, são importantes porque vão ajudar muitas crianças a ter acesso a um bom livro, por isso as pessoas devem valorizar mais o ato da doação. ?Seria interessante se as pessoas doassem realmente o que elas não precisassem, pois com isso estariam auxiliando projetos de inclusão social como os realizados pela Biblioteca?, conclui o secretário, lembrando que, ao investir em ações que promovem a inserção do livro no dia-a-dia das pessoas, se é agregado valor à formação de cidadãos.

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos foi criada em 1964 e desde fevereiro de 1993, está localizada em seu atual edifício-sede, na Rua Paraná, 2786, no Centro de Cascavel. Ocupa atualmente uma área de 900 m², tendo um acervo de mais de 60 mil títulos. O espaço dispõe ainda da Gibiteca, Sala de Cinema e Vídeo, Sala de Periódicos, Fonoteca e Videoteca. Informações através do telefone (45) 3321-2114.

Voltar ao topo