BG Group confirma nova descoberta da Petrobras

 British Petroleum (BG Group) confirmou a nova descoberta de petróleo feita pela Petrobras na Bacia de Santos, no mesmo bloco do poço Carioca, o que elevou as ações da companhia britânica em mais de 3% na abertura do pregão da Bolsa de Londres nesta sexta-feira (13). A notícia vem em boa hora para a empresa, cujas ações estavam enfraquecidas pelo fracasso, pelo menos até agora, na conclusão de sua primeira grande compra, a da australiana Origin Energy.

A BG tem participação de 30% no bloco BM-S-9, que é operado pela Petrobras (45%). A companhia hispano-argentina Repsol-YPF detém o restante. A acumulação de óleo leve (28º API) foi encontrada pela Petrobras no prospecto denominado Guará, que fica ao norte do bloco BM-S-9. "O poço Guará confirma a Bacia de Santos como uma das áreas em águas profundas com maior potencial do mundo", disse a Repsol-YPF em um comunicado ao órgão regulador do mercado de ações espanhol.

"Na conclusão do poço, nossos parceiros vão empreender avaliação adicional para definir as dimensões e características do reservatório antes de submeter o Plano de Avaliação à Agência Nacional de Petróleo", declarou a BG, num comunicado.

"Esta nova descoberta amplia o potencial muito significativo desta área de hidrocarbonetos de classe mundial", afirmou o presidente da empresa, Frank Chapman. "Junto com nossos parceiros, continuaremos agora a avançar nosso programa de avaliação e desenvolvimento, objetivando a produção inicial do pré-sal da Bacia de Santos durante 2009".

Às 7h49 (de Brasília) as ações da BG apresentavam alta de 0,16% na Bolsa de Londres.

Voltar ao topo