Beto Richa com 82% de aprovação no Ibope

A gestão do prefeito Beto Richa (PSDB) é aprovada por 82% dos curitibanos, segundo pesquisa Ibope, divulgada ontem. O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 deste mês e ouviu a opinião de 805 entrevistados. Apenas 12% desaprovam a administração municipal e 6% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Ao comentar a pesquisa, o prefeito Beto Richa disse que ?os números são resultado de uma gestão feita em parceria com a população, atendendo às prioridades de cada bairro?. Para ele, ?essa aprovação é um grande incentivo e aumenta nossa responsabilidade para continuar trabalhando pela cidade?.

O melhor desempenho da administração municipal é registrado entre as pessoas da faixa etária de 30 a 39 anos (85% de aprovação). Por renda, o melhor resultado está entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, com 84% de aprovação. Mas de maneira geral, há equilíbrio entre todos os segmentos na avaliação positiva da administração municipal.

Bairros

Os moradores das regionais do Boqueirão e do Cajuru são os que mais aprovam a gestão Beto Richa, ambas com 87%. A regional do Boqueirão, com 190 mil habitantes, é formada pelos bairros Alto Boqueirão, Hauer, Boqueirão e Xaxim. Já a regional do Cajuru, com 196 mil habitantes, é constituída pelo Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba.

Perguntados como avaliam a forma de Beto Richa governar a cidade, 69% dos entrevistados classificaram a administração como ótima ou boa. A gestão é regular para 25% dos curitibanos. Apenas 4% a consideram ruim ou péssima e 2% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Comunidade gosta da cidade

Os moradores da regional do Cajuru são os que melhor avaliam a administração municipal (76% de ótimo e bom). Em seguida, vêm os moradores das regionais da Boa Vista e de Santa Felicidade, ambas com 72%. ?Todos os números são muito consistentes e demonstram de forma clara que a população reconhece o empenho e a dedicação da nossa equipe?, acrescenta o prefeito Beto Richa.

A pesquisa Ibope também quis saber dos curitibanos se estão satisfeitos por morar na cidade. Entre os entrevistados, 89% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos. Apenas 11% disseram estar insatisfeitos e 1%, muito insatisfeitos. De acordo com o Ibope, as questões, cujas somas dos percentuais não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de respostas múltiplas.

O Bairro Novo é a regional onde os entrevistados estão mais satisfeitos por morar em Curitiba (94%). Apenas 6% responderam estar ?insatisfeitos?. O Bairro Novo, com 125 mil habitantes, é formado pelo Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança estimado de 95%.

Serviço público é lembrado

Numa escala de 0 a 10, a população curitibana atribui nota média de 7,6 para a qualidade dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. Segundo o prefeito Beto Richa, o mérito deve ser ?compartilhado com todos os servidores da Prefeitura?.

Por faixa etária, o maior reconhecimento vem das pessoas com mais de 50 anos (média 7,9). Já por escolaridade, aqueles que cursaram até a 4.ª série do ensino fundamental são os que mais aprovam os serviços (média 8,1). Os moradores da regional da Boa Vista, formada por 12 bairros, com 226 mil habitantes, são os que atribuem a maior nota média: 8,1.

A coleta de lixo e a limpeza urbana (8,2), a iluminação pública (7,1) e a conservação das áreas verdes (7,0) são os serviços públicos que receberam as melhores avaliações dos entrevistados. Também aparecem a educação municipal (6,9), o transporte coletivo (6,7) e as creches municipais (6,4).

Voltar ao topo