São Paulo – O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse hoje que o partido continuará a apoiar o fim da reeleição e a extensão do mandato presidencial para cinco anos, apesar do início do ano eleitoral.
Berzoini ressaltou que a legenda não se negará a discutir o assunto, caso seja posto na pauta do Congresso. "O PT sempre foi contra a reeleição e o presidente Lula tem dito que gostaria de um mandato de cinco anos. Eu, pessoalmente, concordo com ele", disse.
O presidente nacional do PT insistiu, no entanto, que esta não seria a melhor época para debater a questão, pois a discussão poderia receber a influência de interesses eleitorais. "Mas o PT não vai se negar a debater", reiterou. A proposta de pôr fim à reeleição e ampliar a gestão presidencial é defendida há muito tempo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob o argumento de que esta seria a forma de evitar que um governo ocupe o fim da administração com preocupações em relação à reeleição.
A mudança também ganhou força em alguns segmentos do PSDB, principalmente, entre os simpatizantes de uma eventual pré-candidatura a presidente do prefeito de São Paulo, José Serra.


