Berzoini acha difícil corrigir automaticamente os benefícios

Apesar de ainda não ter em mãos o ofício enviado pelo coordenador do Juizado Especial Federal do Distrito federal, juiz Flávio Dino, pedindo que o governo aplique a jurisprudência dos tribunais superiores de conceder a correção automática de aposentadorias a todos que têm direito, o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, já tem sua posição sobre a proposta. Segundo ele “é difícil” atender a solicitação do juiz. ?Nem para tudo que está sendo reivindicado há uma compreensão da nossa procuradoria de que é devido?, afirmou o ministro.

Mas, no ofício, Flávio Dino sugere uma outra alternativa caso não seja de interesse do governo estender a jurisprudência a todos. Ele pede que o Executivo edite Medida Provisória ampliando o prazo para que aposentados e pensionistas tenham tempo maior para recorrer à Justiça, sem enfrentar tumultos e outros problemas decorrentes das filas. A sugestão do juiz é de que seja concedido pelo menos mais seis meses. O prazo encerra-se na próxima quinta-feira (20).

Sobre esta possibilidade, Berzoini também mostrou-se reticente. Explicou que o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está normal, o que afasta a idéia de prorrogação do prazo para revisão de benefícios reduzidos por planos econômicos editados em governos anteriores. Ele recomenda que as pessoas que têm urgência em ir a uma agência do órgão, deixe para o período da tarde, quando o movimento é menos intenso.

Voltar ao topo