Bernardo diz que existem condições para baixar juros

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira (28), em Curitiba, que "todas as condições para continuar diminuindo as taxas de juros estão dadas". No entanto, não quis fazer uma previsão sobre o índice que pode ser estabelecido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na reunião que será realizada amanhã e quarta-feira.

"O principal objetivo do Copom, que é controlar a inflação, está funcionando perfeitamente", salientou o ministro. "A projeção de inflação para este ano é um pouquinho a mais que 4%, ante meta de 4,5%." Segundo Bernardo, o Banco Central "acertou em cheio, fez um trabalho notável". "Essa coisa de inflação é importantíssima para ajudar a melhorar o poder aquisitivo do trabalhador, e o Banco Central, com certeza, vai tomar sua decisão com base nesse elemento", afirmou.

O ministro também alertou que não há necessidade de ficar "muito alarmado" com o anúncio do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, marcado para quinta-feira. "O pessoal está muito preocupado porque em junho houve uma queda na produção industrial e diminuição das atividades do comércio", disse. "Mas é bom lembrar que junho teve poucos dias úteis e uma parte desses dias úteis foi consumida com a Copa do Mundo." Segundo Bernardo, também é importante lembrar que geralmente no terceiro e quarto trimestres a economia acelera.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.