Bernardo alerta para risco de reajuste ser estendido a demais poderes

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, fez hoje um alerta para o risco de que o reajuste de 15% no salário dos servidores do Poder Legislativo seja estendido para os funcionários do Executivo e do Judiciário. "Ele tem uma característica de reajuste linear que pode ser considerado necessário estender para todos os servidores", disse o ministro, após participar do III Encontro Nacional de Dirigentes de Recursos Humanos, promovido pelo Ministério do Planejamento.

Bernardo insistiu na tese de que o reajuste é inconstitucional. "O problema todo é que esse reajuste foi concedido sem estar previsto no orçamento, portanto na nossa avaliação ele é inconstitucional", disse o ministro, acrescentando que foi esse o motivo pelo qual o governo entrou com uma ação contra o aumento no Supremo Tribunal Federal (STF). "Se o governo não tiver sucesso no Supremo, teremos que dialogar com o Poder Legislativo", disse Bernardo.

O projeto que reajustou os salários dos servidores da Câmara e do Senado foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o veto foi derrubado pelo Congresso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.